Make your own free website on Tripod.com

ÉPOCA 2005/2006

Apuramento FFA abr06
Home
HISTÓRIA 2005/06
TORNEIOS 2005/06
JOGOS 2005/06
Balanço da época
festa de encerramento da época
Campeões da Mini Liga 2006
Apuramento FFA abr06
VI Circuito - Covilhã
Tranmere no Porto
ACAPO CUP
Deslocação a Lanheses
18º Aniversário
Taça Nacional dos Campeões FFA 2006
Outras Fotos
HOMEPAGE PORTUS87

(Mais) um fantástico dia de futsal à Portus87 se viveu na PRIMEIRA FASE TAÇA NACIONAL FFA - GRUPO D realizada no Pavilhão da Escola Secundária Abel Salazar, em S. Mamede, não ganhamos como queriamos, aliás tivemos a 1ª derrota em 2006, mas conseguimos o desejado apuramento para a fase final, graças a 1 vitória por 4-0 sobre os Diabulos, um empate a 0, com os ENOIS e uma derrota por 1-2, frente ao GDCB

 

 

 

8abril2.jpg
Escola Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta

Para o Portus87 (e sei que também para o Enois05) foi um grande prazer receber cá no burgo as duas equipas de Lisboa, Diabulos e GDCB, para esta excelente jornada. E na realidade a festa foi óptima, desde a parte desportiva até ao repasto-convívio, que para muitos de nós se estendeu por animadas 6 horas!!! E que 6 horas... Mas já lá vamos.

Depois do encontro marcado com os visitantes lisboetas ter sido bem sucedido, e de nos termos deslocado para a o pavilhão em S. Mamede, foi realizado o sorteio da prova e deu-se finalmente início à esperada competição. Aqui fica uma breve descrição dos jogos.


1º jogo: Portus87, 4 - Diabulos, 0

Todos sabemos que o primeiro jogo de cada equipa em torneios deste género é quase sempre fundamental. O Portus entrou ciente disso e pressionou os Diabulos em cima, na busca do primeiro golo. Estes não se fizeram rogados e responderam com alguns contra ataques perigosos. Mas a chegada do primeiro golo para o Portus, na sequência de um canto, abriu o jogo e possibilitou muito mais espaços para o nosso jogo, levando a que o marcador disparasse. Algo que sabíamos que podia a vir a ser importante mais tarde...
Golos: Sebas(3) e Manel


2º jogo: Enois05, 0 - GDCB, 3

Contra todas as expectativas, o Enois entrou melhor no jogo e podia ter-se adiantado no marcador. Mas a experiência e maturidade desta excelente equipa do GDCB (e do seu guarda-redes Câmara...) fez aqui a diferença: em dois lances quase tirados a papel químico - lançamento comprido do Câmara e entrada oportuna de cabeça do Artur - mataram o jogo e deixaram o Enois sem resposta...
Golos: Artur (2) e Bruno


3º Jogo: GDCB, 2 - Diabulos, 0

Um jogo de contenção do GDCB, gerindo o marcador e a boa réplica dos Diabulos, que, após sofrerem dois golos madrugadores, bem tentaram chegar ao tento de honra, mas sem êxito. Mais uma partida disputada com muita correcção, o que aliás caracterizou a prova no seu todo.
Golos: Artur e Xavier


4º Jogo: Enois05, 0 - Portus87, 0

Tendo em conta o andar da carruagem, este assumia-se como um jogo muito importante para a classificação final. Para nós Portus87 era também uma partida "perigosa": uma eventual derrota deixáva-nos nas mãos do Enois em termos de luta pelo 2º lugar; ao mesmo tempo sabíamos que considerando os resultados da primeira jornada tínhamos 7 golos de vantagem sobre o mesmo Enóis... E pronto, tudo isto levou a um jogo cauteloso mas emotivo, apesar de tudo com boas oportunidades de golo, de um lado e de outro, embora tenhamos sido a nós a desfrutar das melhores oportunidades de golo...mas não das últimas...


5º Jogo: Diabulos, 2 - Enois05, 1

Como seria de esperar por esta altura e pelas razões acima apontadas entrávamos na hora das grandes decisões: para atingir o desejado segundo lugar do grupo (já que o primeiro parecia fadado para o GDCB) o Enóis precisava agora de golear os Diabulos (que já não tinham hipóteses reais de apuramento) e esperar que o Portus não pontuasse com o GDCB. E os portuenses acabaram por pagar o preço do risco: atiraram-se para a frente, marcaram primeiro, mas, como isso quase de certeza que não chegava, forçaram ainda mais o ritmo e sofreram os efeitos do contra ataque lisboeta. E assim ficava tudo decidido quanto à questão do apuramento para as duas competições de Leiria.
Golos: Silvestre e Carlos; Manel


6º Jogo: Portus87, 1 - GDCB, 2

Já com tudo decidido em termos de apuramento, nesta partida jogava-se o primeiro lugar do grupo D. O Portus precisava de ganhar para ultrapassar o GDCB e tudo fez para o conseguir. Mas apanhou pela frente uma equipa muito organizada, num jogo de excelente nível e que deu enorme prazer disputar (há anos que já se falava da realização de um Portus-GDCB...). Marcaram os lisboetas primeiro, respondemos nós na jogada seguinte com o empate. Depois, num período de ascendente do GDCB estes conseguiram adiantar-se denovo no marcador, conseguindo depois segurar a vantagem até final, graças também a um par de defesas enormes do Câmara. Mas fica prometida a desforra!!!!

Golos: João (2); João Coelho

Classificação final:
1º GDCB - 9 pontos (apurado Taça aos Campeões)
2º Portus87 - 4 pontos (apurado Taça dos Campeões)
3º Diabulos - 3 pontos (apurado Taça das Taças)
4º Enois - 1 ponto (apurado Taça das Taças)

Melhores marcadores desta fase: Sebas (Portus87) e Artur (GDCB), 3 golos cada.

E pronto, isto foram os jogos - entre as 15 e as 18 horas - sempre bem disputados, com muita entrega e correcção dos jogadores, a tal competição sã que se exige nestes eventos.

Depois, a seguir, a partir das 18.30, foi o chop-chop em grande ambiente de convívio e animação. A Dona Aida recebeu-nos no seu "Cantinho", mesmo ao lado do pavilhão, para umas deliciosas "francesinhas" e um óptimo caldo verde, tudo isto regado com alguns finitos. Foram só uns finitos mesmo, apenas dois barris de 30 litros cada da nossa Super Bock!!!! E havia alguns meninos que não bebiam, por isso imaginem...

Cantoria - não faltou o hino do Portus87, claro-, lembranças para os visitantes (houve quem bebesse a lembrança logo ali!!!!), muita conversa entre o pessoal (muitos de nós ainda não nos conhecíamos e havia muito que conversar!), enfim, uma grande festa.

Para tudo ser perfeito (pelo menos para o Portus e mais alguns) só faltava ver o Porto ganhar em Alvalade - mais motivos para festa!!!. Isto sempre na companhia da bela da cervejinha sempre a cair e das muitas histórias que iam sendo contadas enquanto se via o jogo e depois dele, quando alguns bravos voltaram a atacar umas francesinhas e umas bifanas!!!! Inacreditável!

E de repente já passava da meia noite! Assim se tinha passado um belo dia, que faz desejar que Leiria chegue depressa, muito depressa.

8abril3.jpg
A petisqueira...

8abril5.jpg
A boa disposição habitual

portusnoffa.jpg
O Portus com o "sobrevivente" dos ENOIS

diabulosnoffa.jpg
A Malta dos Diabulos, como se pode ver estiveram à altura dos acontecimentos...

gdcbnoffa.jpg
O pessoal do GDCB, a maior delegação presente

8abirl9.jpg
Porto - Lisboa em grande ambiente!

8abril6.jpg
A fantástica D. Aida, grande cozinheira e anfitriã